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Em meados de 2014, as três principais empresas de mobiliário urbano – Clear Channel, JCDecaux e Otima – foram aos principais anunciantes e agências para avaliar o que seria necessário para aumentar os investimentos das marcas no mercado de Out of Home no Brasil.  A resposta foi unânime: métricas.  Este foi o início da parceria entre estas empresas para a criação do Mapa OOH.

Após alguns meses de planejamento para definir quais as métricas seriam as mais adequadas, como implementá-las, com quais fornecedores e a que custos,  foi assinado o acordo inicial para financiar a primeira pesquisa de audiência do mercado de Out of Home do mercado brasileiro.  Em junho de 2015 começava o projeto Mapa OOH, com um investimento previsto de mais de R$ 12 milhões em 3 anos.

Em março de 2018, os primeiros números foram lançados.  Levantamos informações de mais de 14 mil faces publicitarias e mais de 80 mil trajetos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através de entrevistas individuais com 14 mil moradores destas cidades.  Em  maio de 2018, mais 410 milhões de trajetos se incorporam ao projeto, com dados vindos do monitoramento de deslocamento de uma base de mais de 6 milhões de celulares.  Todos estes dados foram cadastrados em sistema de geolocalização, permitindo calcular quantas pessoas passam por quais faces publicitárias numa semanae principalmente, quantas têm real oportunidade de ver, a partir dos  cálculos de ajustes de visibilidade do utilizados no projeto.

O projeto foi coordenado desde o início por Sergio Viriato, profissional contratado pelos fundadores para a gestão dos fornecedores e relacionamento com o mercado.